terça-feira, janeiro 27

Pílulas


Não há dúvidas. Aperfeiçoaram a cura, e com ela surgiram às pílulas.Pílulas para:
Inchaço nos pés, Câimbras, Tristeza, Alegria em excesso, Enxaqueca, Para ser sociável, Para ser quieto, Para ser elétrico, De açúcar, Alucinógenas, Para criar cabelo, Para crises existenciais, Para socialização, Para enxergar o que não se vê, Para não ver o que se enxerga, Para acordar bem, Para acordar mais tarde, Para não acordar jamais, para simplesmente sonhar, para parar de sonhar, para dores musculares, para pulsar, para gozar, para reprimir, para criar, para dar câncer, para curar, para ser especial, pra ficar legal, para ser herói, para dar coragem, para ativar inteligência, para ser discreto. Pílulas para fornecer segurança, para ficar elegante, para ser moderno, para dar status, para ficar sincero, para mentir sem culpa, para sentir culpa, para viciar, para romper os vícios, para parar de fumar, para fumar menos, para fumar às vezes, para fumar sem culpa, para fumar com culpa, para fumar sem culpa, para dar calor, para sentir frio, para vencer, para perder numa boa, para fazer amizade, para correr mais depressa, para correr... sem pressa, para ficar tranqüilo, para quebrar a tranqüilidade.
Pílulas para surdos, mudos, míopes, dementes, insanos, hipocondríacos...
Não há por que se preocupar.
Há pílulas para isso. Caso haja contra-indicação, alguém irá receitar uma pílula para sanar qualquer mal.
Essa é a medicina humana. É o que se instalou para nos sentirmos melhor, quando queremos o além. A auto-confiança e a qualidade de vida se resumiram à mini-capsúlas.
Paula Barboni

quinta-feira, janeiro 8

Carta ao Léo

São Paulo, ? de ? de ????. 

 

Olá. Venho por essas mal traçadas linhas, explicar o que não expliquei antes. Tentei juro que tentei, mas a vida. Ah! Toda ela... Tão corrida. Ia escrever. Logo (...). Acho. Senti saudades. Remexi na caixa de lembranças e vi uma foto sua já praticamente apagada pelo tempo, um bilhete escrito em guardanapo, totalmente ilegível, e um papel de sonho de valsa. Como vai a tua saudade? A minha anda apertada. A última carta voltou, com o meu nome no remetente. Tinha as mesmas palavras que eu tinha escrito. Achei que a minha correspondência tinha voltado, mas sei que foi uma resposta sua, uma charada. Lembra do ultimo sorriso? Eu partindo, triste, desconsolada e com medo. Tentei voltar pra te estender à mão pela ultima vez, mas já era tarde, não tinha mais ninguém mirando a minha coluna. Os telefonemas. Lembra? Peguei o telefone todos os dias, mesmo antes de ouvi-lo tocar, sabia que era você do outro lado da linha, mas nunca respondeu. Eu sei. Direito seu. Fui eu quem partiu. Agora, depois de tanto tempo, decidi escrever, saber como você está. Se ainda pensa em mim, etc. Fique bem. Eu também ficarei... Ass. Alguém.

 

P.S- Destinatário não encontrado.

terça-feira, janeiro 6

Devora.

FOME.
Aquela que dilacera as entranhas.
Que toma os sentidos.
Que bebe em longos goles, a ansiedade da sua morte.
FOME.
Daquele que se arrasta em fuga.
Faminta, cheia de saúde, invadindo, sucumbindo.
Aos olhos e suspiros.
Sem queixar-se aos gritos.
O buraco do estomago...
Uma fome com a saúde de ferro.
E quem respira sua presença.
Teve a chance de ver...
A FOME segue faminta por se alimentar de quem a sente.

Fazendo uma nova dieta. Que venha 2009...