“Não te enganes. A vida vai tratar-te mal. Portanto, se quiseres viver tua vida, vai e roube-a.”
segunda-feira, novembro 1
Caros Amigos
Caros amigos, em conclusão deste período eleitoral,
Constato que as pessoas só lembram de ser "politizadas" em época de eleição, sendo que os principais responsáveis pelo exercício da democracia somos todos nós.
Somos responsáveis por quem acatamos como governantes. Fomos responsáveis pelo segundo turno Dilma e Serra. Não adianta tentar se esquivar de uma verdade evidente.
Hoje amanheci lendo jornais, revistas, acompanhando blogs, facebook, twitter, afins...
Vi várias pessoas fazendo menções desnecessárias a vitória de Dilma, como se fossem as vitimas de um sistema eleitoral, do qual elas não fizessem parte. Como se acreditassem que a vitória de Serra fosse a melhor solução.
Solução? É como tirar a lama da direita e empurrar para a esquerda. Não é assim que exercitamos o direito do voto. Não é dessa forma que aliviamos a percepção do que acreditamos ser política. é muito além.
O Engajamento político nesse país não passa de um rodízio hipócrita PT-PSDB. Solução mesmo?
Conhecemos bem os dois partidos, aliás bem até demais.
Só que de alguma forma indireta, foi determinado no Brasil que a validade da memória é temporária de 4 em 4 anos. Como tivemos o PT com o Lula por 8 anos, o mandato FHC caiu no esquecimento... a validade já havia vencido.
Ainda somos uma nação que ainda tenta (veja bem, TENTA) agir como um coletivo, mas é pura balela. Somos um povo dividido sim. E não digo isso por questões étnicas ou financeiras somente, mas também por partidos, por cultura.
O povo brasileiro não sabe e nem faz questão de se unir em nome da riqueza de diversidade que temos, pelo contrário. Nordestino pra lá, Oeste ali, sul e sudeste acolá.
Foi isso que ficou claro. Para justificar a vitória de Dilma, as pessoas classificaram as regiões brasileiras como se elas nem fossem parte integrante de um mesmo país, a ponto de mencionarem que o PT só assumiu por conta de uma massa nordestina.
Burrice! Foi um conterrâneo teu meu amigo que a elegeu. Foi um vizinho, um colega, foi o cara que te segue no twitter. Particularmente, pode ter até sido aquele endereço de e-mail estranho cadastrado no seu MSN, que você fez questão de bloquear e não deletar, para não diminuir o numero de amigos virtuais da sua lista. Brasileiro é Alienado, mas se considera esperto sempre. O jeitinho brasileiro? Pra mim, o jeitinho brasileiro é ver o que acontece mas fingir que não viu nada, e para não amargar a mediocridade, vive sorrindo e fazendo carnaval para despistar a mágoa.
Àqueles que foram contra a vitória de Dilma, espero que também não sejam 100% PSDB, por que não somos um país de cunho Elitista. E na dúvida, basta você olhar ao seu redor e começar a entender que ainda existe um abismo econômico que separa essa população.
Àqueles que foram 100% Dilma - espero que reivindiquemos sempre. Cobremos sempre sem esperar 4 anos passarem para que depois, em uma nova campanha dizer que nada aconteceu, que nada mudou, e etc.
Por que ser "politizado" Brasil, é saber que somos os principais responsáveis pelo governo que temos e queremos. E não sair dizendo o que pensa e defendendo um candidato qualquer só pra dizer que é "bem informado".
Fim de papo, fim de uma campanha eleitoral medíocre. Grosseira.
As criticas e sonhos não devem ter prazo de validade. É necessário "remoer" o que presenciamos nesta campanha para presidente, para que não sejamos espectadores de tudo isso novamente em um futuro próximo.
Quatro anos não passam, simplesmente voam.
É Preciso começar a pensar como sociedade...
Mas antes, procuremos entender o real sentido de ser uma sociedade.
Paula Barboni.
Assinar:
Postagens (Atom)